‘Webinar’ debate desafios das organizações de serviço social das comunidades açorianas da América do Norte
A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, promove um ‘webinar’ sobre “Desafios e respostas das organizações de serviço social no Canadá e Estados Unidos da América aos novos perfis das comunidades açorianas”, na próxima quinta-feira, 20 de junho.
Este ‘webinar’ envolve a participação de 10 organizações de serviços social que servem as comunidades açorianas da América do Norte, com as quais o Governo dos Açores mantém protocolos anuais de cooperação financeira.
A transmissão direta e integral pode ser acompanhada através da página “Comunidades Açores” da rede social Facebook, a partir das 15h00 dos Açores, 11h00 de Boston ou Toronto e 8h00 da Califórnia.
A intervenção de abertura estará a cargo do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, e a moderação dos painéis caberá ao Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.
O primeiro painel, entre as 15h00 e as 16 horas dos Açores, é dedicado às organizações sediadas no Canadá e conta com a participação do Abrigo Centre (Toronto, Ontário), do Centro Comunitário Working Women (Toronto, Ontário), do Centro de Acção Socio-Comunitária (Montreal, Quebeque) e do Portuguese Support Services for Quality Living/Luso Canadian Charitable Society (Hamilton, Ontário).
O segundo painel, entre as 16h00 e as 17h00 dos Açores, dará voz às organizações dos Estados Unidos da América, nomeadamente, Catholic Social Services (Fall River, Massachusetts), Immigrants Assistance Centre (New Bedford, Massachusetts), MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (Cambridge, Massachusetts), P.O.S.S.O – Portuguese Organization for Services and Opportunities (San Jose, Califórnia), Ser-Jobs for Progress (Fall River, Massachusetts) e VALER – Valley Area Living Enabling Resources (Turlock, Califórnia).
Esta iniciativa pretende ser um espaço de reflexão e partilha sobre as práticas, experiências e dificuldades vivenciadas pelas organizações que integram a Rede Internacional de Organizações de Serviço Social face aos novos perfis que as comunidades açorianas das suas áreas geográficas de intervenção apresentam.
Reconhecendo o papel importante destas organizações no auxílio, acompanhamento e integração dos emigrantes açorianos nas suas sociedades de acolhimento, o Governo dos Açores tem promovido o apoio à sua atividade através de protocolos anuais de cooperação financeira.