O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, manteve na noite de quinta-feira um encontro com empresários e dirigentes associativos da comunidade de emigrantes e descendentes açorianos e portugueses de Boston e arredores, sinalizando perante estes que os Açores, atualmente, são uma “terra de oportunidades” devido às novas economias, como a verde, azul e a do espaço.
“A nossa geografia, que tem sido razão dos nossos condicionamentos, é uma oportunidade agora de centralidade do planeta. As novas economias, verde, azul, do espaço e do mar, transformaram os Açores numa terra de oportunidades”, vincou o Presidente do Governo dirigindo-se a dezenas de presentes no encontro tido no Sport Club Faialense.
A carga fiscal dos Açores, a mais baixa de Portugal, foi depois lembrada por José Manuel Bolieiro, que sublinhou também o trabalho já iniciado para se criar uma plataforma de apoio ao investidor da Diáspora, que irá facilitar o acesso a informações para intenções de investimento na região.
“Os Açores estão muito melhores do que quando vocês saíram para a terra do sonho e das oportunidades”, sublinhou, dirigindo-se aos empresários e empreendedores presentes.
De todo o modo, José Manuel Bolieiro convidou também todos a visitarem os Açores em contexto turístico, sendo desígnio do Governo manter a “galinha dos ovos de ouro” da região, a qualidade ambiental e a natureza.
José Manuel Bolieiro é o convidado de honra das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra deste ano, participando já hoje à tarde na abertura do evento, no Kennedy Park, na cidade de Fall River.
Antes, a comitiva açoriana desloca-se à universidade de Massachusetts – Lowell: José Manuel Bolieiro, acompanhado pelos Diretores Regional das Comunidades e da Cooperação Externa, conta também nesta visita com a companhia da reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, e do presidente do Conselho Geral da Universidade dos Açores, Elias Pereira.
O objetivo em trazer os responsáveis da Universidade dos Açores aos Estados Unidos, indica o Presidente do Governo, é o de procurar uma “maior proximidade institucional” com a academia norte-americana, nomeadamente na investigação ou no intercâmbio de docentes e alunos.
Nestes dias de trabalho nos Estados Unidos estão ainda previstas, por exemplo, para além da participação nas Festas, a apresentação do projeto editorial Bellis Azórica, para a edição americana de obras emblemáticas da literatura açoriana, ou a visita a uma exposição evocativa do pintor Domingos Rebelo, em New Bedford.