A Casa dos Açores da Região Centro é formalmente constituída no próximo dia 19 de setembro, na cidade de Coimbra, numa sessão açoriana de entrada livre para o público em geral que tem lugar no antigo Convento São Francisco, pelas 19h00.
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, preside à sessão, acompanhado pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, e pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.
A sessão destina-se a promover a Região Autónoma dos Açores junto dos 100 municípios da região centro do continente português e servirá para oficializar a tomada de posse dos primeiros órgãos dirigentes da nova Casa dos Açores.
Francisco Coelho Gil (Presidente), Nuno Freitas (Vice-presidente) e Ana Goulart (Secretária) constituem a primeira direção da associação. A assembleia geral será composta por Paula Amaral (Presidente), Antonieta Reis Leite (Vice-presidente) e Idalino Rocha (Secretário), enquanto Paulo Fernandes, Pedro Moniz e Sónia Garcia integram o Conselho Fiscal como presidente, vice-presidente e vogal, respetivamente.
No âmbito desta sessão será também assinado um protocolo de cooperação entre o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, e a associação Casa dos Açores da Região Centro.
O evento conta ainda com um concerto açoriano protagonizado pelo Coimbra Gospel Choir e pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, encerrando com uma prova de produtos da Marca Açores.
A Casa dos Açores da Região Centro é a quarta associação agora existente em território português, depois das Casas dos Açores de Lisboa (1927), do Norte (1980) e da Madeira (2021). O mapa nacional ficará integralmente preenchido com a futura constituição da Casa dos Açores da Região Sul.
Com a criação da Casa dos Açores da Região Centro cresce para 19 o número de Casas dos Açores espalhadas pelo mundo, designadamente, no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Estado do Rio Grande do Sul, Maranhão, Espírito Santo e Bahia), Estados Unidos da América (Hilmar e Nova Inglaterra), Canadá (Ontário, Quebeque e Winnipeg), em Portugal (Lisboa, Norte, Centro e Madeira), Bermuda e Uruguai.