Governo dos Açores e PALCUS garantem cooperação nos Estados Unidos
O Governo dos Açores e a PALCUS – Portuguese American Leadership Council of the United States assinaram domingo um protocolo de cooperação que visa a crescente valorização e a plena integração dos açorianos e seus descendentes residentes nos Estados Unidos da América.
O acordo estabelecido entre o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estevão, e a presidente nacional da PALCUS, a açordescendente Katherine Soares, foi formalizado em Fall River no âmbito de um encontro que reuniu autoridades norte-americanas e dirigentes luso-americanos por ocasião das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra.
O documento assinado define o quadro de cooperação entre a Região Autónoma dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, e a PALCUS, a única organização portuguesa de dimensão nacional nos Estados Unidos, com o objetivo de reconhecer e valorizar a missão estratégica desta organização, com apoio institucional, logístico e financeiro à sua atividade.
No âmbito deste protocolo, a organização fundada em 1991 vai intensificar a promoção de iniciativas que prestigiem a comunidade portuguesa, maioritariamente açoriana, nos Estados Unidos da América, designadamente, através de programas de estágio, projetos de educação e imersão cultural ou galas e fóruns de discussão pública.
Intervindo na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação, o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades enquadrou-o no âmbito do exercício da competência de relacionamento e cooperação entre a Região Autónoma dos Açores e a diáspora açoriana, que é especialmente significativa nos Estados Unidos da América.
Paulo Estevão recordou que Portugal foi o terceiro país a reconhecer a independência dos Estados Unidos e que os Açores acolhem o consulado americano mais antigo do mundo, em atividade ininterrupta desde 1795, para sublinhar a “importante cumplicidade histórica que prevalece entre os nossos dois povos”.
“A nossa diáspora partilha os valores fundamentais dos Estados Unidos, como a Democracia, a Liberdade e a Família”, prosseguiu, “e isso facilita a plena integração dos emigrantes açorianos na sociedade americana”.
No âmbito da iniciativa “Make Portuguese Count”, desenvolvida pela PALCUS aquando dos Censos de 2020, existem 1.454.262 residentes nos Estados Unidos que se identificam como portugueses, sendo que a maior parte de encontra relacionada com as ilhas dos Açores.
Os Estados com maior número de portugueses e lusodescendentes são a Califórnia (com cerca de 350.000), Massachussets (265.000), Havai (91.000), Florida (84.000) e Rhode Island (83.000), registando-se ainda importantes presenças em New Jersey (82.000), New York (58.000), Connecticut (50.000), Texas (40.000) e Washington (28.000).
O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades realizou agora a sua primeira deslocação oficial aos Estados Unidos da América, para participar nas Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, acompanhado pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.