Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne-se no Brasil
A XXV Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA) vai reunir-se nos próximos dias 1 a 2 de dezembro, em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, com o apoio da Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades.
Este encontro anual visa a articulação e o debate entre as 16 Casas dos Açores existentes na Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Portugal e Uguruai, sendo os trabalhos presididos pelo presidente do CMCA e presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina, Sérgio Luiz Ferreira, e pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, em representação do Presidente do Governo Regional.
Integram este Conselho Mundial as Casas dos Açores de Lisboa, Rio de Janeiro, Hilmar, Quebeque, Norte, São Paulo, Nova Inglaterra, Ontário, Winnipeg, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai, Bermuda, Maranhão e Madeira, para além da mais recente, a Casa dos Açores do Estado do Espírito Santo, fundada em 2022, que acompanha os trabalhos ainda com o estatuto de observador.
Recorde-se que a Direção Regional das Comunidades assinalou o 25.º aniversário do Conselho Mundial das Casas dos Açores com uma sessão evocativa realizada no ano passado na cidade da Horta.
O CMCA foi criado em 13 de novembro de 1997, na ilha do Faial, com o objetivo de promover e desenvolver atividades que contribuam para a afirmação dos Açores e da sua diáspora no mundo e para o desenvolvimento de relações sociais, culturais e económicas entre o arquipélago e as regiões de implantação de cada uma das Casas dos Açores.
A presidência do Conselho é anualmente assumida por cada uma das Casas dos Açores que o constituem, nos termos dos seus estatutos, sendo a reunião da assembleia geral realizada na respetiva comunidade de acolhimento.