O III Encontro Consular dos Açores vai realizar-se no próximo dia 5 de julho, a partir das 10h00, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, sob a presidência do Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.
Organizada pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, a iniciativa reúne os representantes do corpo consular acreditado na Região Autónoma dos Açores para um momento de debate sobre os desafios e oportunidades presentes e futuros das várias comunidades estrangeiras que residem no arquipélago.
O programa do encontro divide-se em dois painéis, sendo o primeiro dedicado ao “Apoio consular aos cidadãos estrangeiros nos Açores”, com intervenções do próprio corpo consular, e o segundo ao “Apoio institucional aos cidadãos estrangeiros nos Açores”, no qual participam a Direção Regional das Comunidades, a AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores e o Gabinete de Apoio a Migrantes da CRESAÇOR.
Atualmente, o corpo consular com representação nos Açores é composto pela cônsul dos Estados Unidos da América, Margaret C. Campbell, pelo seu vice-cônsul Christopher B. Gosselin e pelos cônsules honorários da Alemanha e Letónia, João Luís Cogumbreiro, da Bélgica, José Braz, da República de Cabo Verde, Guilherme Bettencourt, do Canadá, Melinda Caetano Stokreef, da República Checa, Ricardo do Nascimento Cabral, da Croácia, António Gomes de Menezes, da Dinamarca, António de Vasconcelos Rieff, e da República Dominicana, Carlos Andrade Botelho.
Participam também os cônsules honorários da Eslováquia, Zuzana Pincáková Vieira, de Espanha, Manuel Gago da Câmara, da Finlândia, Frederico Páscoa, da França, Anne Brossard-Saillant, da Grécia, António Costa Santos, dos Países Baixos, José Romão Braz, da Hungria, Camilo Moniz, da Itália, Thomas Rizzo, da Lituânia, Leonel Cabral, de Malta, Augusto de Athayde, da Noruega, João Luís Oliveira, do Reino Unido, Christopher Noble, da Suécia, Nuno Bettencourt Raposo, e da Turquia, Francisco da Câmara Teves.
O III Encontro Consular dos Açores surge na sequência das duas primeiras edições, realizadas em 2022 e 2023.
O Governo dos Açores tem vindo a implementar políticas e medidas de integração e inclusão social dos cidadãos estrangeiros que escolhem os Açores para viver e que contribuem diariamente para o crescimento e desenvolvimento da sociedade insular.