A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove a iniciativa “9 ilhas, 9 ações”, com uma série de sessões de capacitação e ‘workshops’, que pretende contribuir para a plena integração dos imigrantes e cidadãos estrangeiros nacionais de países terceiros residentes na Região.
Esta iniciativa percorrerá todas as ilhas dos Açores, entre os meses de setembro e novembro, visando também sensibilizar a população açoriana para a valorização da diversidade cultural e a promoção da interculturalidade.
O programa contempla a realização, em cada ilha, de sessões destinadas aos alunos do ensino secundário (manhã), aos trabalhadores da Administração Pública Regional (tarde) e ao público em geral (noite), envolvendo a participação de imigrantes e de estrangeiros nacionais de países terceiros.
O roteiro regional arranca na próxima sexta-feira, 29 de setembro, pelas 09h30, na ilha de São Jorge, no Auditório Cultural das Velas, com a realização de uma sessão sobre capacitação para a Interculturalidade “Construir pontes entre Culturas”, onde serão explorados os temas da integração e da interculturalidade em contexto escolar. Esta atividade é dirigida aos alunos do ensino secundário das Escolas Básicas e Secundárias de Velas e da Calheta, e da Escola Profissional de São Jorge.
Pelas 11h00 inicia-se o debate subordinado ao tema “Celebrar a Diversidade Cultural: Desafios e Oportunidades na Escola”, no qual se prevê a participação dos presidentes dos conselhos executivos das escolas secundárias da ilha de São Jorge e de um imigrante local, com moderação do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.
Às 14h00 tem lugar a sessão de capacitação “Acolher Pessoas e Culturas”, focada na temática da interculturalidade no atendimento ao público, destinada aos profissionais da administração pública regional da área do atendimento.
O debate sobre “Diálogo Intercultural: Unir Comunidades através da Diversidade e da Integração”, marcado para as 15h00, conta com as intervenções dos presidentes das câmaras municipais de Velas e da Calheta e de um imigrante local, e terá moderação do Diretor Regional das Comunidades.
Na sessão pública, aberta a toda a população, é apresentado, pelas 20h00, o monólogo “Vidas- Entre o Verde e a Saudade”, uma dramatização tocante, baseada nas vivências pessoais de imigrantes, interpretada pela atriz e artista plástica brasileira Ângela Fernandes.
O programa prossegue com uma conversa centrada na “Interculturalidade e vivências de imigrantes nos Açores”, com apresentação de testemunhos de vida de imigrantes locais.
Pelas 21h15 terá lugar o ‘workshop’ “Intercultur’arte”, dedicado a técnicas de pintura, orientado pela artista plástica Ângela Fernandes.
No fim do evento está previsto um momento de convívio e confraternização entre todos os presentes.
Ao longo do dia, e paralelemente a estas ações, está patente a exposição “Somos todos Açores”, um quadro da riqueza da interculturalidade no arquipélago, que pretende homenagear a diversidade, reunindo histórias e fotografias representativas da cultura dos países de origem de imigrantes residentes nas nove ilhas dos Açores.
O programa estende-se a todas as ilhas da Região, com as mesmas componentes, estando já agendadas as próximas sessões, no mês de outubro, nas ilhas do Faial (dia 3), Flores (dia 6), Graciosa (dia 12), Terceira (dia 20) e Corvo (dia 30). Em novembro a atividade chega à ilha do Pico no dia 3, depois a Santa Maria a 9 e termina a 23 em São Miguel. Esta última sessão pública será enriquecida pela apresentação da peça de teatro “Ecos Migrantes”, encenada por Eleonora Marino Duarte e interpretada por nove imigrantes residentes em diferentes concelhos micaelenses.
A atividade “9 ilhas, 9 ações” insere-se no âmbito do projeto Ilhas Interculturais, uma organização conjunta da Direção Regional das Comunidades e da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, financiada pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM). A Direção Regional das Comunidades é responsável pela operacionalização de quatro ações de um total de sete a desenvolver neste projeto.
Esta iniciativa insere-se na política do Governo dos Açores de sensibilização e promoção para uma plena integração dos imigrantes e cidadãos de outros países que residem nas nove ilhas do arquipélago.