A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, assinala o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado a 21 de março, com o lançamento da iniciativa “Lápis Cor da Pele”, destinada à comunidade escolar do ensino básico, a começar pelas ilhas do Pico e do Faial.
Este projeto pretende valorizar a interculturalidade e estimular o respeito pela diversidade cultural, através da realização de sessões, a decorrerem em contexto escolar, nos meses de março e abril, de forma a contribuir para a desconstrução de estereótipos junto dos mais jovens, como o paradigma do lápis cor da pele.
A Escola Básica da Madalena, na ilha do Pico, recebe a sessão inaugural das comemorações deste Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, pelas 09h30, seguindo-se mais duas sessões agendadas para as 11h00 e 14h00.
No dia seguinte, prosseguem as apresentações, no concelho da Madalena, nas EB1/JI de Bandeiras, pelas 09h30, de Candelária, às 11H00 e São Mateus, pelas 13h30.
A 23 de março, os alunos da Escola Secundária de São Roque do Pico assistem a três sessões agendadas para as 09h30, 11h00 e 14h00. No dia seguinte, sexta-feira, a iniciativa chega aos alunos da EB1,2,3/JI/S das Lajes do Pico e da EB1/JI das Ribeiras, no período da manhã, a partir das 09h30, estando a última sessão programada para as 14h00 na Escola EB1,2/JI da Ponta da Ilha, localizada na freguesia da Piedade.
No mês seguinte, no dia 26 de abril, o programa “Lápis Cor da Pele” arranca na ilha do Faial, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, numa sessão direcionada aos alunos que frequentam a EB1/JI dos Flamengos, de Pedro Miguel e dos Cedros. Neste dia estão ainda previstas duas sessões, às 11h00 e 14h00, na EB1,2/EA/JI António José de Ávila.
A 27 de abril realiza-se a última apresentação na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça para os alunos das EB1/JI do Capelo e Praia do Norte, de Castelo Branco, da Feteira e de Pasteleiro. Ainda neste dia o programa decorre, pelas 11h00, na EB1/JI da Vista Alegre, Matriz e Conceição. A iniciativa culmina na Escola Secundária Manuel de Arriaga, com uma sessão agendada para as 14h00.
No final de cada apresentação está prevista uma oferta simbólica, composta por um conjunto de 12 lápis cor da pele, a todas as escolas que integram este projeto, estimando-se que esta iniciativa envolva a participação de mais de 800 alunos do ensino básico, do 1.º ao 3.º Ciclo, que frequentam os 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade, nas ilhas do Pico e do Faial, estando ainda prevista a extensão deste programa às restantes ilhas do Arquipélago.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas, celebra-se anualmente a 21 de março, em referência ao massacre de ocorrido em Sharpeville, Joanesburgo, na África do Sul, em 1960.