Sete décadas de emigração açoriana para o Canadá comemorados em São Miguel e Terceira
A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove a realização de duas sessões públicas que abrem as comemorações dos 70 anos da emigração açoriana para o Canadá, durante a próxima semana, nas cidades de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.
Destinadas ao público em geral, as sessões pretendem dar a conhecer as importantes comunidades açorianas das províncias canadianas do Ontário e do Quebeque, na perspetiva da comunicação social local, através dos oradores convidados Nellie Pedro, diretora do programa televisivo “Gente da Nossa TV”, de Toronto, e de Norberto Aguiar, editor do jornal “LusoPresse” e do programa “LusaqTV”, de Montreal.
No dia 19 de janeiro, quinta-feira, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada recebe, pelas 18h00, a primeira das duas sessões.
No dia seguinte, sexta-feira, também pelas 18h00, Nellie Pedro e Norberto Aguiar estarão na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo.
As duas conferências serão conduzidas e moderadas pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.
A 13 de maio de 1953, o navio “Saturnia” atracou no porto de Halifax, na Nova Escócia, com mais de duas centenas de emigrantes portugueses a bordo, na sua maioria oriundos dos Açores, inaugurando assim a emigração oficial de Portugal para o Canadá, na sequência do acordo formalizado entre os dois países.
Sete décadas depois, estima-se que a comunidade portuguesa de origem açoriana no Canadá ronde o meio milhão de pessoas. Estes açorianos e açordescendentes, presentes na maioria das províncias canadianas, são responsáveis por centenas de associações e organizações sociais e culturais, entre elas as Casas dos Açores do Ontário, do Quebeque e do Winnipeg, instituições reconhecidas como embaixadoras da cultura e tradições açorianas.