O Governo dos Açores já concedeu este ano mais de 45 mil euros em apoios a projetos promovidos nas áreas da emigração, imigração e intercâmbio escolares com as comunidades açorianas.
Atribuídos no âmbito do sistema de apoios da Direção Regional das Comunidades, estes valores foram repartidos por cerca de quatro dezenas de projetos oriundos do Brasil, Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Bermuda, Açores e Portugal continental.
A portaria 68/2008, de 11 de agosto, destinada à concessão de apoio às atividades desenvolvidas nas áreas das comunidades emigradas e regressadas, foi a mais procurada, tendo reunido 32 candidaturas.
Entre elas, estão projetos que se debruçam sobre várias temáticas e ações, tais como intercâmbios socias e culturais entre associações e grupos dos Açores e da sua diáspora, apoio à realização de conferências, colóquios, exposições e festivais que promovam a cultura açoriana nas comunidades, investigações, estudos e pesquisas em áreas como a genealogia, lançamento de livros, projetos que visam a integração social dos emigrantes e eventos que divulguem e preservem manifestações marcadamente açorianas, como é o caso das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra, nos EUA.
Por outro lado, a portaria 14/2007, de 15 de março, determina os critérios de apoio a conceder às atividades desenvolvidas na área da imigração, que visem promover a integração, aprofundar a interculturalidade, estimular o respeito pela diversidade, incentivar a criação artística e enriquecer o património cultural das nove ilhas.
A esta portaria foram apresentadas quatro candidaturas que abrangem projetos dedicados à edição e publicação de livros, realização de espetáculos musicais e narração de histórias e de contos tradicionais de diversas origens culturais.
Finalmente, no âmbito da portaria 25/2000, de 6 de abril, que estabelece os apoios para intercâmbios escolares entre estabelecimentos de ensino da Região e das comunidades, foi abrangido um projeto oriundo da Universidade de Massachusetts – Lowell, que contempla uma visita de estudo ao arquipélago, mais precisamente às ilhas de São Miguel, São Jorge, Pico e Faial, de um grupo de 12 alunos do curso de fotografia do departamento de Arte e Design dessa instituição de ensino superior.
Este projeto tem como objetivo documentar, através de texto e imagem, histórias sobre o último grande fluxo de emigração açoriana para a região da Nova Inglaterra, nos EUA, iniciado em finais da década de 1950.
O Governo dos Açores tem promovido uma política de aproximação às comunidades açorianas, e às instituições representativas das mesmas e com ligações à região, aprofundando o relacionamento entre as partes, ao mesmo tempo que apoia a elaboração de estudos e de projetos que salvaguardam e divulgam o património e o legado cultural açoriano fora do espaço arquipelágico. Ao mesmo tempo, valoriza a importância da plena integração dos cidadãos estrageiros que residem nos Açores, estimulando o respeito pela diversidade e pela interculturalidade, através do apoio à realização de iniciativas nestas áreas.